Carregando...
JusBrasil - Notícias
17 de setembro de 2014

Profissão: Servidor Público, por escolha ou necessidade?

Publicado por Defensoria Pública de Tocantins (extraído pelo JusBrasil) - 4 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

A data não poderia ser mais propícia para uma reflexão: Dia do Servidor Público. Será que o servidor público tem consciência do seu papel na sociedade? A resposta, a meu ver, é que a maioria não tem noção do que significa ser Servidor Público. Muitos decidem pela carreira levando em conta o salário, outros a estabilidade, mais são poucos os que a escolhem por vocação, por entender que essa é uma maneira de realmente servir ao próximo, realizando um trabalho relevante para a sociedade, porque todos os servidores realizam tarefas diárias importantes, as quais, somadas, fazem com que as coisas aconteçam no nosso diaadia.

Infelizmente, para muitos servidores públicos, sejam eles efetivos ou comissionados, a sua função no Estado não passa de um bico, não se dedicam como deveriam, pois buscam em outra ocupação a complementação de sua remuneração. Por certo que os salários pagos aos servidores públicos, não são os melhores, mas o verdadeiro servidor público deve estar na carreira por opção de vida, deve buscar ser o melhor que puder ser.

A classe média brasileira, detentora de conhecimento para exigir da classe política compromisso, é a única que pode transformar a realidade em que vivemos. É ela que deve cobrar serviços públicos de qualidade, especialmente uma escola de qualidade, porque quanto mais pessoas tiverem acesso a livros, a conhecimento, maiores serão as nossas chances de elegermos pessoas preparadas, comprometidas, honestas.

O papel do servidor público nesse contexto também é fundamental. Se cada servidor público denunciasse todo e qualquer abuso cometido nas repartições em que trabalham por certo as coisas seriam diferentes. Como o Governo conseguirá pagar um salário digno aos servidores se a folha de pagamento está cheia de pessoas que não trabalham? Como o Governo prestará um serviço de qualidade se a toda hora são noticiados desvio de verbas em obras públicas e tantas outras ações que tem dilapidado o patrimônio público, sem que vejamos alguma ação efetiva para impedi-las?

É com o exemplo que se educa, e os exemplos que temos visto são de impunidade, de imoralidade, uma vergonha para qualquer cidadão.

Infelizmente a grande maioria da população perdeu a capacidade de se indignar, se sente impotente diante dos poderosos e tenta apenas sobreviver nesse mundo sob forte crise de valores.

Mas nos resta a esperança. A esperança de que as promessas serão cumpridas, que as ações que o povo tanto espera, agora irão acontecer... É esperar para ver, ou começar a agir, a escolha é de cada um de nós.

0 Comentário

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "gritar" ;)

ou

×
Disponível em: http://dp-to.jusbrasil.com.br/noticias/1989497/profissao-servidor-publico-por-escolha-ou-necessidade