Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Pensão alimentícia pode incidir sobre 13º salário

há 14 anos

Final de ano, décimo terceiro salário na conta bancária. O recebimento desse dinheiro extra é uma boa oportunidade para fazer compras de Natal, quitar dívidas e fazer uma reserva para as despesas de início de ano. Mas o que muita gente não sabe é que a pensão alimentícia incide sobre esse benefício - as verbas compreendidas como vencimento ou salário unificam a totalidade dos rendimentos recebidos pelo alimentante.

No âmbito da Defensoria Pública do Tocantins, 35% dos atendimentos são de pensão alimentícia (alimentos e execução de alimentos). De acordo com a defensora pública Wanessa Rodrigues, responsável pelos atendimentos da comarca de Miracema, o Juiz da Vara de Família dessa cidade já entende que os pedidos de pensão incluem o desconto do benefício sobre o 13º e férias. Isso varia de juiz para juiz. Há Magistrado, que solicita o pedido de desconto implícito, já outros não, disse Wanessa, ressaltando, que tudo depende da sentença do juiz.

Todos os detalhes devem ser observados no momento da audiência na ação de alimentos, que nem sempre é tranquila e bem esclarecida às partes. Se houver dúvidas de como deve pagar a pensão, a forma mais segura de esclarecer é verificar a sentença judicial. Caso não tenha, deve-se pedir uma cópia ao Defensor Público ou advogado que atuou no processo.

A sentença judicial é um documento importante e que somente pode ser alterado com outra sentença. Assim qualquer mudança a ser feita que modifique o estabelecido somente pode ocorrer por meio de uma ação judicial, que pode alterar aquilo que ficou acertado no passado.

Pensão alimentícia

1º - As dúvidas mais frequentes referentes à pensão alimentícia são especialmente com relação ao valor que deve ser pago. O valor correto da pensão alimentícia é aquele que será ou foi estabelecido pelo juiz na sentença da ação de alimentos. Ou seja, este valor é individual e cada pessoa tem a sua sentença.

2º - No momento da audiência que se estabelece o valor da pensão alimentícia perante o juiz, deve-se preocupar com a necessidade da criança, mas também com as possibilidades de quem paga. Por este motivo os Tribunais têm entendido que 1/3 do rendimento é um limite que não compromete a sobrevivência de quem paga a pensão.

3º - Se a pensão que o alimentante paga a seus filhos foi determinado sobre os rendimentos totais dele e, é descontado em folha de pagamento, o filho tem direito ao percentual sobre o 13º salário e sobre as férias. Mas se o percentual foi estipulado sobre o salário mínimo, então, não é consenso entre os juristas que deva ser pago pensão sobre o 13º terceiro salário, embora exista jurisprudência que diga que sim, pois se o alimentante recebe um salário a mais por ano o percentual desse salário deve também ser pago ao alimentado.

4º - Não existe lei que obrigue o pagamento na proporção de 1/3 do salário, mas apenas um parâmetro para nortear o juiz, assim o valor da pensão alimentícia pode ser maior ou menor que 1/3. O valor incide sobre o valor líquido do salário, a não ser que a sentença estabeleça que o percentual dos alimentos incida sobre o valor bruto do salário.

5º - Para saber os documentos necessários e a ação que irá propor judicialmente, o interessado pode ligar na Central de Relacionamento com o Cidadão da Defensoria Pública, através do telefone 0800 646 0019.

  • Publicações3908
  • Seguidores35
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações95277
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pensao-alimenticia-pode-incidir-sobre-13-salario/2025632

Informações relacionadas

Pensão alimentícia também incide sobre 13º e férias

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 11 anos

Alimentos em valor fixo não incidem sobre 13º salário e outras verbas trabalhistas

Petição Inicial - TJSP - Ação Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___A Vara da Família da Comarca de Bragança Paulista do Estado de são Paulo Ação de Alimentos - Carta Precatória Cível

Estevan Facure, Advogado
Artigoshá 6 anos

Pensão alimentícia incide sobre o décimo terceiro salário e o terço constitucional de férias!

Hasiel Farias, Advogado
Modeloshá 2 anos

Agravo de Instrumento Trabalhista

21 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Olha bom dia eu recebo a pensão e vem descontado da folha de pagamento e o décimo nao veio desconto da primeira parcela o pq nao veio na primeira parcela continuar lendo

O do meu filho tbm não saiu, queria saber tbm... continuar lendo

acontece cmg tbm soube que recwberei apenas na segunda o que não sei se é o valor total continuar lendo

Todos os descontos sobre o 13º salário somente poderá ser feito na 2ª parcela.
Por isso vcs não receberam na 1ª parcela pq o empregado recebe seus 50% integralmente, não podendo haver nenhum desconto. continuar lendo

Só vou receber o valor referente a pensão do meu filho
Na segunda parcela do décimo terceiro?
Já que na primeira parcela não há desconto!
Isso é o correto?
Gostaria de saber continuar lendo

se continuar lendo

Hj é dia 21/12 e não veio a pensão sobre o décimo, mesmo tendo sido descontado na folha do pai da minha filha continuar lendo