Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    NUDIS ingressa com ação para converter união estável homoafetiva em casamento

    há 13 anos

    A Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Atendimento Especializado a Diversidade Sexual NUDIS, ingressou, na última sexta-feira, com o pedido de conversão de união estável homoafetiva em casamento.

    De acordo com a coordenadora do NUDIS, a defensora pública Fabiana Razera, as duas mulheres procuraram a Defensoria Pública com a intenção de converter a união estável em casamento a fim de constituir entidade familiar, em caráter duradouro, político e contínuo; com direito, deveres, objetivos, e responsabilidades que são inerentes ao aludido intuito jurídico.

    Ainda segundo informações apresentadas pelo casal, as duas vivem juntas há 17 anos e declararam em escritura pública a união homoafetiva desde 2009.

    Em maio deste ano, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a união civil entre pessoas do mesmo sexo como núcleo familiar semelhante a qualquer outro, devendo o Estado dispensar o mesmo tratamento que às uniões estáveis heterossexual.

    Neste sentido, tendo em vista que a personalização do direito das famílias mudou o paradigma familiarista para prestigiar a família eudemonista (que é a família que se forma e se mantém unicamente, se isto trouxer felicidade à mesma ao casal, no caso da família conjugal); não faz sentido não reconhecer a família conjugal homoafetiva e não se estender a ela o direito de acesso ao casamento civil, afirmou Fabiana Razera.

    A ação aguarda o julgamento do mérito ainda pelo Juiz.

    • Publicações3908
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações158
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nudis-ingressa-com-acao-para-converter-uniao-estavel-homoafetiva-em-casamento/2915670

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)