Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DPE-TO garante transporte gratuito a idoso que sofreu discriminação em microônibus

    há 9 anos

    A pessoa idosa deveria ter garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos, conforme o artigo 230 da Constituição Federal e Estatuto do Idoso – Lei nº 10.741/2007. Mas, o lavrador Raimundo Reis Torres, aos 72 anos de idade, não teve este direito respeitado e teve que recorrer à justiça, que vai instruir e julgar o caso no próximo dia 11 de agosto.

    Uma Ação de Danos Morais foi ajuizada pela defensora Joice Oliveira, responsável pela comarca de Goiatins, após o idoso relatar que foi vítima de discriminação por causa da idade.

    Em posse de uma liminar, em desfavor da Cooperban - Cooperativa Bandeirante dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Estado do Tocantins, o idoso teve garantido o transporte público. O juiz determinou que a cooperativa se abstenha de impedir o transporte ao idoso, sob pena de multa diária de um salário mínimo nacional vigente em favor do idoso, limitada a trinta dias de inadimplência.

    Os fatos aconteceram em meados do mês de maio. O idoso, que reside na zona rural do município de Goiatins, necessita deslocar-se constantemente à Araguaína devido a problemas de saúde. Ao retornar do tratamento médico, mesmo apresentando a Carteira de Idoso, Raimundo foi impedido de usar o benefício da gratuidade e foi obrigado a pagar o valor integral da passagem para continuar a viagem. A situação causou constrangimento à família do lavrador que já estava embarcada, tendo sido pago o valor normal da passagem para a esposa do idoso, que também estava com a filha recém-nascida.

    Ao pedir o estorno do valor pago para então desembarcar, o responsável pela cobrança do microônibus negou-se a devolver os valores, argumentando que a Carteira do Idoso utilizada era inválida, e que por isto devia as taxas de passagens por outras ocasiões que o senhor Raimundo havia utilizado a Carteira de Idoso. Não fosse a solidariedade das pessoas em pagar a passagem do idoso, o lavrador passaria por maiores dificuldades.

    Texto: Keliane Vale

    • Publicações3908
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações108
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpe-to-garante-transporte-gratuito-a-idoso-que-sofreu-discriminacao-em-microonibus/217557751

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)