Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Prefeitura de Palmas deve realizar Audiência Pública sobre o BRT, recomenda DPE-TO

    há 9 anos

    O NAC – Núcleo de Ações Coletivas da DPE- TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins protocolizou a Recomendação nº 09 (PROPAC - Procedimento Preparatório de Ação Coletiva nº 05/2015) junto ao Município de Palmas, com vistas que adote as providências necessárias à realização de audiências públicas para expor à população o projeto de mobilidade urbana e implantação do Sistema BRT e as alterações previstas no sistema de transporte coletivo.

    Além disso, recomendou-se que as audiências públicas devem ser amplamente divulgadas, visando a uma efetiva participação popular, para isso há a indicação da publicação de e-banner no portal da internet da Prefeitura de Palmas, nos prédios públicos municipais, unidades de saúde e postos de saúde da família, terminais de ônibus e demais locais que entender conveniente.

    A audiência deverá ter espaço aberto para acolhimento de críticas, reclamações, sugestões ou dúvidas, conforme previsto nos artigos 31 a 35 da Lei 9.784/99, a serem formalizadas e analisadas em tempo hábil para eventual modificação do projeto executivo. O Município de Palmas terá que criar mecanismo e abrir prazo para recebimento, apreciação de críticas, reclamações, sugestões ou dúvidas do referido projeto de mobilidade urbana, após a exposição deste à população, onde a rejeição e ou aceitação deverá ser feita formalmente justificada.

    No documento, o NAC ressalta que o descumprimento da recomendação constitui em mora ao destinatário quanto às providências solicitadas e poderá, em tese, implicar a adoção de todas as providências administrativas e judiciais cabíveis, em sua máxima extensão, contra os responsáveis inertes em face da violação dos dispositivos legais referidos no texto da recomendação em questão.

    Requereu-se, por fim, que na hipótese de a recomendação não ser atendida, o Município deve encaminhar os fundamentos da negativa ao NAC no prazo de 15 dias, a contar do seu recebimento, conforme inteligência do art. da Lei Federal nº 7.347/85 (Lei da Ação Civil Pública).

    Texto: Alessandra Bacelar

    • Publicações3908
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações83
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prefeitura-de-palmas-deve-realizar-audiencia-publica-sobre-o-brt-recomenda-dpe-to/235855865

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)