Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Acordos extrajudiciais resolvem problemas de 70% de assistidos da Defensoria Pública

    há 13 anos

    Conciliação é uma opção para as pessoas que procuram a Defensoria Pública do Tocantins a fim de garantir seus direitos e que muitas vezes acabariam em demanda judicial. Presente na maioria dos Núcleos Regionais da Defensoria Pública, os Núcleos de Conciliação têm resolvido 70% dos casos na Instituição.

    Só em Palmas, no Núcleo de Conciliação, foram agendadas 343 audiências Destas, 236 foram finalizadas com sucesso. Conseguimos que 75% dos atendimentos entrassem em acordo. Esta é uma medida que promete mais eficácia na resolução das causas, já que demanda menos tempo e também diminui o excesso de processos ajuizados, disse a coordenadora do Núcleo de Palmas, defensora pública Mary de Fátima Ferreira.

    Nestes dois últimos meses em Araguaína, foram agendados 107 acordos; sendo que desses, 66 tiveram resultado positivo, ou seja, as partes chegaram a um entendimento. Apenas cinco resultaram em ações litigiosas e o restante ainda está em andamento. É uma prática que vem dando certo e que o resultado é satisfatório, afirmou a defensora pública Irisneide Ferreira.

    Ações como separação e divórcio, que levariam de cinco a seis meses entre ajuizamento e audiências, podem ser resolvidas em menos de uma semana em caso de acordo; restando ao juiz apenas a homologação.

    Dos Núcleos Regionais da Defensoria Pública, a Conciliação já está implantada além de Palmas e Araguaína, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Dianópolis.

    Gurupi

    Apesar de ainda não ter o Núcleo de Conciliação instituído oficialmente,

    a Defensoria Pública em Gurupi tem dado prioridade aos acordos extrajudiciais. Nos últimos três meses, 95% dos casos foram solucionados por meio de acordos.

    Foram atendidas 70 pessoas e, destas, 66 tiveram seus problemas solucionados via acordo.

    É preferível tentar resolver esses casos em reuniões entre as partes para se conseguir soluções harmoniosas para cada situação e com isso pacificar o meio familiar, disse a defensora pública da vara da família Lara Gomides.

    E a tendência é aumentar o número de conciliação: Com a instalação do Núcleo de Conciliação e com a nova Lei que garante aos avôs visitarem seus netos em casos de divórcios, os acordos extrajudiciais devem aumentar. Acredito que a procura por atendimento vai aumentar nos próximos meses devido a essa nova Lei, e quando houver, a prioridade será sempre a tentativa de acordo extrajudicial, afirmou Gomides.

    • Publicações3908
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações69
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acordos-extrajudiciais-resolvem-problemas-de-70-de-assistidos-da-defensoria-publica/2643676

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)