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25 de Abril de 2024
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    Gestão de recursos humanos na Defensoria Pública como modelo para o restante do País

    há 7 anos

    A visita da comitiva de representantes de dez Defensorias Públicas no País à sede em Palmas da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins focou especialmente na gestão de recursos humanos, por meio do módulo administrativo Athenas, dentre outras atividades. Em apresentação na sala do Conselho Superior, foram expostas plataformas de funcionamento do sistema, com emissão de relatórios de diárias, pagamentos, ficha funcional e acompanhamento da atuação do Servidor, pela equipe de TI – Tecnologia de Informação da Instituição.

    Para isso, foi feita explanação e treinamento para equipe de recursos humanos, de sistemas de informação, Defensores Públicos e Defensores Públicos-Gerais dos estados do Piauí, Acre, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Maranhão, Sergipe, Amazonas, Rondônia, Roraima e Distrito Federal. Na manhã desta sexta-feira, 21, eles foram recebidos pelos defensores públicos Fabrício Akitaya e Fabrício Dias (presidente da Adpeto – Associação de Defensores Públicos do Estado do Tocantins), além de profissionais da equipe de TI da DPE-TO.

    Athenas

    De acordo com o diretor de Tecnologia e Informação da DPE-TO, Luiz Philipe Azevedo Dias, o Athenas é voltado para a gestão estratégica da área administrativa e finalística. Ele possui módulos integrados, que possibilitam o gerenciamento de recursos humanos, folha de pagamento, patrimônio, documentos eletrônicos, protocolo, extrajudicial e de outras áreas importantes para a organização institucional. Segundo Luiz Philipe, o intuito do encontro é de garantir o bom desenvolvimento de todas as instituições. “Este encontro vai engrandecer as Defensorias em todo País de forma geral. Creio que é uma tendência a gente caminhar tendo um suporte, um padrão a ser seguido para elevar o nível das Defensorias sem muito custo.”

    Na ocasião, foi apresentado todo o sistema de recursos humanos, folha de pagamento e gestão de pessoas. Conforme a diretora de Gestão de Pessoas e Folha de Pagamento, Monique Mendonça, a implantação do Athenas é uma conquista que facilitou o trabalho na Defensoria Público, garantindo visibilidade para as demais instituições no País. “Todos ficaram querendo o sistema para ontem porque o nosso sistema está aquém do que eles trabalham porque a grande maioria ainda utilizada a folha do Estado e o objetivo é implantar uma folha própria na Defensoria”, disse.

    O foco da visita é conhecer especialmente os módulos administrativos Solar e Athenas, porém, a equipe está disponível para esclarecer dúvidas dos participantes quanto a todos os sistemas. A visita teve início na manhã de quinta-feira, 20, e segue até a tarde sexta-feira, 21.

    Intercâmbio

    A corregedora-geral da Defensoria Pública de Sergipe, Andreza Tavares, lembrou que em seu Estado ainda não há o desenvolvimento de sistemas e que essa é uma prioridade, por facilitar o trabalho do Defensor e da equipe administrativa. “Esse sistema para nós será importantíssimo, principalmente para a Corregedoria na questão de relatórios e estatísticas. É muito importante esse convívio com outros estados porque a gente troca experiências e tenho a certeza de que buscaremos muito mais detalhes para desenvolvermos juntos”, conta a Corregedora.

    Autor: Cinthia Abreu

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