Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Em Araguaína, DPE realiza projeto em escolas sobre diversidade racial e consciência negra

    há 6 anos

    De maneira bem criativa, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) leva informações sobre direitos dos cidadãos às crianças, com abordagem pedagógica em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado a cada 20 de novembro. Produzido pela DPE em Araguaína, no Norte do Estado, o folder informativo tem como tema “Não pode pagar um advogado? A Defensoria Pública pode ajudar você”, e apresenta personagens infantis em um enredo leve que mostra a importância de todos conhecerem sobre direitos e respeito.

    No folder, de modo educativo e atrativo ao público infantil, a DPE-TO destaca seu papel institucional em defesa individual em casos de discriminação, bem como informa que realiza ações preventivas para que a sociedade avance nas relações sociais, de modo que a diversidade, entre elas, a racial, seja respeitada por todos.

    A proposta é conscientizar os futuros cidadãos e, ainda, mostrar às crianças a atuação da Defensoria, formando multiplicadores da missão da instituição, que é a de levar acesso à Justiça aos cidadãos.

    Para o coordenador do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (NUAmac) de Araguaína, defensor público Sandro Ferreira, idealizador do folder, o material contribui para a formação de sujeitos de direitos. O material está sendo utilizado em um projeto desenvolvimento pelo NUAmac Araguaína em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

    Os diálogos no enredo dos personagens do folder foram criados pela pedagoga Gislene Moreira. Já a ilustração e revisão do mayerial foram realizados pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da DPE-TO.

    Projeto

    Os folders informativos foram utilizados em atividades extracurriculares por escolas municipais de Araguaína, em parceria com a Secretaria de Educação. Nesta sexta-feira, 17, a partir das 17 horas, a Escola Municipal Manoel Lira, no setor Nova Araguaína, realizará apresentação das atividades desenvolvidas pelos alunos. No sábado, 18, as apresentações também acontecerão em outras escolas municipais, sendo elas: Escola Luiz Gonzaga, no setor Costa Esmeralda; Escola Simão Lutz, no setor Araguaína Sul.

    Na segunda-feira, dia 20, haverá apresentação na DPE-TO, em Araguaína, das atividades realizadas pelos alunos da Escola Municipal Luiz Gonzaga, do setor Costa Esmeralda.

    Autor (a): Keliane Vale

    • Publicações3908
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-araguaina-dpe-realiza-projeto-em-escolas-sobre-diversidade-racial-e-consciencia-negra/521648525

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)