Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Após intervenção da Defensoria Pública, serviço de rouparia está sendo normalizado no HGP

    há 6 anos

    Após atuação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), os tecidos de rouparia da lavanderia do Hospital Geral de Palmas estão sendo regularizados. Em vistoria da DPE-TO na segunda-feira, 15, realizada pelo defensor público Felipe Cury, coordenador do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), foi constatado a melhoria no fornecimento dos tecidos na unidade hospitalar.

    Na ocasião, responsáveis pela lavanderia informaram que os tecidos estão sendo fornecidos, atualmente, para a produção de lençóis, roupas e campos cirúrgicos. O quantitativo atual de tecidos ainda não é suficiente para abastecer o hospital, mas que estão regularizando o fornecimento gradativamente.

    O problema da falta de rouparia no Hospital Geral de Palmas foi identificado em vistoria do Nusa ainda no início do mês de março de 2017. Na ocasião, identificou-se que a falta do material prejudicava a realização de cirurgias, como de pacientes da ortopedia e até da sala vermelha.

    Com isso, o Nusa encaminhou à Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) uma recomendação para que o fornecimento dos tecidos fosse regularizado. Posteriormente, tendo em vista que o problema não foi sanado, ajuizou Ação Civil Pública e obteve decisão liminar que determinou que, no prazo de sete dias, o governo do Estado fornecesse os lençóis e outros itens de rouparia para todos os setores dos hospitais públicos no Tocantins.

    A Ação é assinada pelos defensores públicos Felipe Cury, coordenador do Nusa, e Arthur Luiz Pádua Marques, da 30ª Defensoria Pública da Saúde.

    Histórico

    22/05/2017 – Recomendação para regularizar o fornecimento de tecidos nos hospitais públicos do estado

    20/10/201 – Ação judicial solicitando a regularização da falta de rouparias

    26/10/17 – Decisão judicial com o prazo de sete dias para a regularização

    Autor (a): Cinthia Abreu

    • Publicações3908
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apos-intervencao-da-defensoria-publica-servico-de-rouparia-esta-sendo-normalizado-no-hgp/535364259

    Informações relacionadas

    Defensoria Pública de Tocantins
    Notíciashá 7 anos

    Vistoria no HGP identifica que falta itens de rouparia prejudica realização de cirurgias

    Defensoria Pública de Tocantins
    Notíciashá 7 anos

    DPE pede bloqueio de verbas do Estado para resolver falta de rouparia nos hospitais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)