Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defcom: Roberta Tum fala sobre imprensa digital e o que é notícia para os veículos de comunicação

    há 6 anos

    Entre os profissionais convidados para as palestras no I Seminário Defcom – Defensoria e Comunicação, nesta sexta-feira, 2, a jornalista Roberta Tum discorreu sobre a “Comunicação na era digital: pauta positiva e pauta de interesse público”, explicando sobre o funcionamento dos veículos de comunicação na internet, diferenças entre a imprensa tradicional e a digital, métricas de audiência, critérios da notícia e linha editorial, perfis dos veículos do Estado, além de dicas sobre como se relacionar com a imprensa e conquistar espaço na mídia espontânea.

    Para Roberta, uma das principais diferenças da imprensa tradicional para a digital é o ‘time’ (tempo) para publicação de notícias, pois os portais são alimentados diariamente e, por isso, é necessário que as fontes respondam com agilidade quando são procuradas pelas redações. “Procurem responder com agilidade, porque o nosso ‘time’ é diferente de veículos mais tradicionais. Além disso, procurem alimentar a redação com a sequência das pautas propostas. Às vezes um assunto bom se perde porque a gente tem um monte de coisa para cuidar, e de repente aquele assunto teve um final, aquela demanda foi solucionada, e é importante também ter pauta positiva, as pessoas estão carentes de ler notícias boas”, destacou.

    A jornalista também deu dicas sobre quais os assuntos que mais emplacam no portal de notícias criado e editado por ela, o T1 Notícias: “Tudo que é interessante, atípico, diferente, que foge do usual e da notícia comum, acaba sendo aproveitado. Porque a gente busca muito esse viés da notícia, que pode despertar o interesse dos leitores”. A jornalista também destacou que notícias de interesse público, como temas de saúde, assuntos que tenham repercussão na vida de muitas pessoas e que tragam prestação de serviços, também conquistam bons espaços.

    Violência contra mulher
    Ao pontuar sobre a divulgação de notícias que envolvem crimes de violência contra a mulher, a defensora pública Vanda Sueli Machado, que foi mediadora da palestra, comentou sobre a exposição das mulheres vítimas de violência, seja em portais de notícias, seja em redes sociais. Coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), a Defensora também falou sobre como a imprensa digital pode ser um veículo essencial no combate a esse tipo de crime. “É um meio de comunicação que a notícia chega muito rápido, no qual podemos divulgar com maior agilidade formas de prevenção, combate e principalmente de pedir ajuda”, destacou.

    Roberta, por sua vez, pontuou que essa é uma pauta constante dentro da linha editorial do seu portal de notícias: “Principalmente as notícias ligadas a assassinatos de mulheres e também que esses assassinatos acontecem e têm ficado impunes ou têm demorado muito. Essa é uma militância nossa, pois são temas que eu considero, como editora do portal, que são fundamentais para gente trabalhar, pois é muito sensível e muito presente na vida da comunidade aqui em Palmas e no Tocantins”.

    O Defcom é realizado pela Defensoria, por meio da Escola Superior da Defensoria Pública, e organizado pela Ascom. O tema central é “A dinâmica dos veículos de comunicação”. A programação inclui palestras e rodas de conversa, além de uma abordagem especial à linguagem inclusiva na comunicação.

    Conheça a palestrante

    Roberta Tum é jornalista com mais de 27 anos de experiência no Tocantins com atuação profissional em assessorias de comunicação e em jornais impressos. É bacharel em Comunicação Social / Jornalismo pelo Ceulp/Ulbra (2008), criadora e editora do site de notícias Portal T1.

    Autor (a): Rose Dayanne Santana / Ascom DPE

    • Publicações3908
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1265
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defcom-roberta-tum-fala-sobre-imprensa-digital-e-o-que-e-noticia-para-os-veiculos-de-comunicacao/551569768

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)