Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defcom: Wanja Nóbrega fala sobre o processo da notícia e a rotina em um jornal impresso

    há 6 anos

    Editora de Vida Urbana no Jornal do Tocantins, a jornalista Wanja Nóbrega participou nesta sexta-feira, 2, do I Seminário Defcom – Defensoria e Comunicação e falou sobre a credibilidade da informação, relevância de conteúdos que possam render notícia, edição de entrevistas, fake news, linguagem do jornal impresso e a democratização da informação, dentre outros assuntos.

    “A Defensoria Pública é uma das instituições que contam com uma assessoria de comunicação que sabe produzir material para veículo, com conteúdo que desperte o interesse do leitor e com linguagem completa e acessível, sem a necessidade de uma série de termos jurídicos que para o leitor não interessa”, disse a jornalista.

    Wanja falou sobre sua experiência em Jornalismo e mostrou ao público a importância de uma assessoria de comunicação, enfatizando que cada um dos envolvidos – assessores e repórteres – podem trabalhar em conjunto sem interferência na missão e no papel que cada um tem no processo de produção de notícias.

    A palestra teve como tema “A rotina do jornal impresso: produzindo notícias e documentando fatos”. A mediação foi feita pelo defensor público Sandro Ferreira, que questionou sobre o fluxo de trabalho da produção jornalística e o acolhimento, por parte de veículos de comunicação, de pautas produzidas a partir da atuação da Defensoria, entre outros assuntos.

    O Defcom é realizado pela Defensoria, por meio da Escola Superior da Defensoria Pública, e organizado pela Ascom. O tema central é “A dinâmica dos veículos de comunicação”. A programação inclui palestras e rodas de conversa, além de uma abordagem especial à linguagem inclusiva na comunicação. (Colaborou Cléo Oliveira / Ascom DPE-TO).

    Conheça a palestrante:

    Wanja Nóbrega é mestre em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), graduada em Comunicação Social (UFPB) e pós-graduada em nível de especialização em Agronegócios (Unitins), em Ciências Políticas e Estratégia Brasileira (UFT/Adesg), e em Gestão Pública (Unitins). Atualmente, é editora de Vida Urbana do Jornal do Tocantins.

    Autor (a): Cinthia Abreu / Ascom DPE

    • Publicações3908
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações198
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defcom-wanja-nobrega-fala-sobre-o-processo-da-noticia-e-a-rotina-em-um-jornal-impresso/551573874

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)