Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defcom promove debates e troca de experiências entre defensores, servidores e jornalistas

    há 6 anos

    Os conceitos e práticas da comunicação foram apresentados nesta sexta-feira, 2, no primeiro módulo do Seminário Defcom – Defensoria e Comunicação, realizado pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), na sede da Instituição, em Palmas. A programação reuniu defensores públicos, servidores da Instituição e estudantes, que puderam conhecer um pouco mais sobre o fluxo de trabalho, o planejamento e as estratégias adotadas tanto pela assessoria de comunicação, quanto por veículos de comunicação.

    A programação do primeiro dia do Seminário contou com palestras de profissionais de comunicação convidados: Cassiano Rolim (tema: Entrevista para TV: o processo da reportagem e como se comunicar com o telespectador), Wanja Nóbrega (tema: A rotina no jornal impresso: produzindo notícias e documentando fatos), Wagner Quintanilha (tema: A comunicação em tempo real: o rádio e a informação instantânea) e Roberta Tum (tema: Comunicação na era digital: pauta positiva e pauta de interesse público). Para saber mais sobre essas palestras, clique nos links disponíveis no final desta reportagem.

    Na solenidade de abertura do Defcom, o defensor público-geral no Tocantins, Murilo da Costa Machado, destacou a importância da comunicação para a atuação integral da Defensoria Pública: “Todos os setores devem estar envolvidos com a Comunicação. É preciso que a gente ‘saia da caixa’ e tenha a colaboração um com o outro. Espero que este evento sirva para todos nós refletirmos e darmos as mãos para colaboração ao próximo, pois assim iremos melhorar a Instituição, que é patrimônio da sociedade tocantinense e deve estar à serviço da população carente deste Estado”, disse.

    O Defensor Público-Geral falou, ainda, sobre a importância de inserir a linguagem inclusiva na comunicação: “Nós buscamos trabalhar uma comunicação mais inclusiva, até mesmo porque grande parte do público atendido pela Defensoria é formada por minorias e pessoas que têm os seus direito violados”.

    Ascom
    O diretor de comunicação da DPE-TO, André Araújo, abriu a série de palestras do dia e abordou a importância da comunicação para a concretização dos objetivos da Instituição. “A gente tem que tentar traduzir a atuação da Defensoria para os públicos que a gente conversa. Tentamos implantar uma semente na comunicação do Tocantins que precisa ser semeada - a linguagem inclusiva, que ainda é um obstáculo no Brasil todo”, expôs o diretor. André Araújo apresentou números que comprovam a atuação estratégica da Assessoria de Comunicação (Ascom), possibilitando que a Instituição se comunique com seus assistidos e chegue a ainda mais pessoas por meio de reportagens divulgadas na imprensa.

    Os fluxos de trabalho de cada setor da Ascom foram apresentados pelos coordenadores de cada área: Cléo Oliveira (Jornalismo), Nicéia Menegon (Publicidade) e Patrícia Stroher (Redes Sociais). Todos os demais profissionais da Ascom apoiaram a concepção e realização do Seminário: Loise Maria, Vinicius de Sá (Publicitário), Rose Dayanne Santana, Cinthia Abreu e Keliane Vale.

    Defcom
    O Seminário é realizado pela Defensoria, por meio da Escola Superior da Defensoria Pública, e organizado pela Ascom.

    O primeiro dia do Seminário contou com a participação dos defensores públicos: Murilo da Costa Machado, Fábio Monteiro, Leonardo Coelho, Arthur Luiz Pádua Marques, Sandro Ferreira Pinto, Fabrício Dias, Vanda Sueli Machado, Maurina Jàcome Santana, Neuton Jardim, José Silvério Rafael, Edivan de Carvalho Miranda, Marcello Tomaz de Sousa, Daniel Felício, Leilamar Duarte, Isakyana Ribeiro, Ítalla Graciella Leal e Adir Pereira Sobrinho. (Colaborou Cléo Oliveira / Ascom DPE-TO)

    ----------------------------------------------

    Saiba mais sobre as palestras dos profissionais de comunicação convidados:

    Cassiano Rolim aborda a entrevista e o processo de reportagem para TV
    http://ww2.defensoria.to.gov.br/noticia/26329

    Wanja Nóbrega fala sobre o processo da notícia e a rotina em um jornal impresso
    http://ww2.defensoria.to.gov.br/noticia/26326

    Wagner Quintanilha destaca sobre o rádio e a informação instantânea
    http://ww2.defensoria.to.gov.br/noticia/26323

    Roberta Tum fala sobre imprensa digital e o que é notícia para os veículos de comunicação
    http://ww2.defensoria.to.gov.br/noticia/26320

    Autor (a): Cinthia Abreu / Ascom DPE

    • Publicações3908
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações143
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defcom-promove-debates-e-troca-de-experiencias-entre-defensores-servidores-e-jornalistas/551584223

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)